terça-feira, 25 de outubro de 2011

Pilhas, pilhas e pilhas

                Segundo ambientalistas, uma atitude ecológica é levar as pilhas usadas aos lugares que vendem e postos de coleta seletiva, para que esses lugares as repassem aos fabricantes. Estes últimos podem adotar os procedimentos de reutilização e reciclagem do material. "Outra opção é enviar a pilha de volta para o fabricante pelo correio", diz Marcelo Furtado, diretor de campanha do Greenpeace. 
                Hoje as pilhas comuns e alcalinas, usadas em lanternas, rádios, brinquedos, aparelhos de controle remoto e equipamentos fotográficos, podem ser descartadas junto ao lixo doméstico, de acordo com uma portaria do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), do Ministério do Meio Ambiente. A portaria obriga que essas pilhas, fabricadas, importadas e comercializadas no país, contenham teores controlados de metais pesados, como mercúrio, cádmio e chumbo. Assim, elas não causariam danos ao meio ambiente. 
                 Segundo Marcelo, no entanto, em alguns lugares, como na Califórnia, que tem uma legislação mais restritiva, é proibido descartar pilhas comuns e alcalinas junto com o lixo doméstico. Essa atitude já deve ser tomada por aqui com alguns tipos de pilhas e baterias, como as usadas em carros e telefones celulares.
Fonte: www.planetasustentavel.abril.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário